Carta aos membros da JMV sobre o Simpósio da Família Vicentina

31/03/2017

Madrid, 31 de Março de 2017

Conselhos Nacionais da JMV

Queridos Jovens,

“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.” (Hebreus, 13,2)

É com muita alegria que vos saudamos desde o Secretariado Internacional da JMV, em Madrid. Esperamos que esta carta vos encontre bem, muito entusiasmados, ativos e com muitas ideias para celebrar em seus países os 400 anos do Carisma Vicentino.

Mas o que nós, os vicentinos, celebramos durante o ano de 2017? Com o lema: “Fui forasteiro e me acolheste…” (Mt 25, 35), a Família Vicentina de todo o mundo inaugura um ano jubilar em que se comemora o nascimento do carisma de serviço aos pobres, em seu quarto centenário.

Relembremos um pouco….O ano de 1617 é decisivo na vocação de São Vicente de Paulo por dois acontecimentos. Primeiro no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo. São Vicente pregou o “primeiro sermão da Missão”, em Folleville (França) e em Châtillon, volta a encontrar-se com a pobreza e a miséria que transformam sua vida. Estes acontecimentos marcam a origem do Carisma Vicentino. Durante 400 anos, os seguidores de Vicente de Paulo, membros da Família Vicentina, dedicaram-se ao serviço em favor dos menos afortunados da sociedade.

Com este motivo, o Diretor Geral da JMV, P. Tomaž Mavrič, CM., nos diz: “Os 400 anos do Carisma nos oferece uma oportunidade única para celebrar nossa herança vicentina, dar graças por tudo o que se tem feito e elaborar ideias e planos para o futuro. É muito importante considerar o nosso crescimento demográfico e os contextos sociais, as urgentes necessidades dos Pobres e a nossa capacidade para melhor respondermos a tudo isto como uma família.” (8/3/17. Carta do P. Geral aos membros da Família Vicentina). Os motivamos a viverem estes acontecimentos desde o nosso ser de vicentinos:

1. A Peregrinação da relíquia do Coração de São Vicente de Paulo, iniciada no dia 25 de janeiro em Folleville, França, e com a qual se espera percorrer todos os países onde há presença Vicentina.

2. Um Simpósio Internacional, no qual será refletido sobre a atualização do Carisma da Missão e da Caridade, que se realizará em Roma (12 – 15 de outubro), e que inclui um encontro da Família Vicentina com o Papa Francisco.

A partir de agora queremos convidá-los a difundir toda a informação e participar no Simpósio Internacional, que será realizado de 12 a 15 de outubro, em Roma. Oxalá muitos dos nossos membros se animem a participar e viver esta experiência com os membros de outros ramos da FV de todo o mundo. Este encontro é um grande presente de Deus, sobretudo, pelo fato de celebrá-lo junto com o Papa Francisco, que se unirá a nós no sábado, dia 14 de outubro, e também pela presença, durante todos os dias, da relíquia do coração de São Vicente.

Na tarde de sábado (14) haverá um momento dedicado especialmente aos jovens de 18 a 28 anos. Será uma oportunidade para os nossos membros se envolverem na dimensão internacional da Família Vicentina. À noite, celebraremos uma Vigília de oração na Basílica de São Pablo Extramuros, e é um orgulho partilhar com vocês que a JMV Internacional ficou encarregada pela organização desta vigília. Já estamos trabalhando! Será uma Vigília dedicada à nossa Mãe. A Eucaristia de encerramento no domingo (15) será celebrada na Basílica de São Pedro.

É importante esclarecer que nós, como equipe internacional da JMV, NÃO estamos a gerir as inscrições, nem a organização deste evento. Somos apenas um meio em que vocês podem estar informados. Para obter mais detalhes sobre o evento e fazer as suas inscrições, no caso dos interessados, a FV criou um web site que será atualizado frequentemente com toda a informação e novidades do Simpósio: http://famvin400.info/pt/. É importante relembrar que é necessário fazer as inscrições antes do dia 1º de setembro. Se o seu país precisa de uma carta convite para viajar à Itália é necessário solicitá-la antes do dia 1º de julho. Relembramos que uma forma de colocar em prática nosso carisma vicentino é solidarizar-nos com a JMV de outro país. Se o seu país quer apoiar financeiramente um jovem para que possa participar no Simpósio, escreva-nos o mais breve possível.

Que todos os projetos e iniciativas para celebrar o 400º aniversário do nosso Carisma se convertam em ações concretas em favor dos mais pobres, e que depois de nos reunirmos no ambiente festivo do Simpósio tenhamos ainda mais clara a nossa identidade Vicentina e sigamos fazendo do mundo um lugar mais inclusivo e humano.

Unidos em oração,

Equipe Internacional da JMV

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top