JMV GUATEMALA | XX ASSEMBLEIA NACIONAL

“Cuidai bem dos pobres, sede unidos entre vós e rezai insistentemente à Virgem Santíssima”.

Os membros da Juventude Mariana Vicentina (JMV) das diferentes regiões da Guatemala, Petén, Chiquimula, a Capital, em Quetzaltenango, acompanhados por assessores leigos e consagrados, reuniram-se nos dias 26 e 27 de agosto.

Começámos com um acolhimento, seguido de uma dinâmica de integração para nos cumprimentarmos e nos sentirmos em família. Depois fomos para a Capela para a Hora Santa e confiámos a nossa Assembleia a Jesus, experimentando a sua presença em todos os momentos, bem como a proteção da nossa Boa Mãe.

Partilhamos os sentimentos e a experiência dos jovens que compõem o novo Conselho:

Foi uma experiência maravilhosa na qual pude fortalecer minha fé e dedicação a Deus dizendo sim a um novo serviço dentro da associação, seguindo o exemplo de Maria, sendo obediente ao chamado e com a ilusão de continuar sonhando grande dentro da JMV.

Foi um momento de esperança, partilhando as mesmas realidades e sentindo que fazemos o caminho juntos, continuei a descobrir que a JMV é algo mais do que apenas a minha comunidade ou região, faz-me o apelo para agir a partir da realidade, como um grande motivador, para implementar os ensinamentos de São Vicente e Santa Luísa nos nossos tempos. Porque a necessidade de sonhar grande torna-se mais válida.

Foi uma experiência muito bonita e diferente que me ensinou que apesar da distância ou das circunstâncias da vida há sempre uma forma de estar presente, foi muito emocionante ver como estávamos todos na mesma sintonia que era dar o Sim ao chamamento e ao serviço dentro desta associação que nos convida a servir os outros e a seguir os ensinamentos de São Vicente e Santa Luísa.

Ir a um encontro com muitos jovens unidos pela caridade foi uma experiência nova para mim. Passei óptimos momentos juntos e estou muito feliz com esta oportunidade, pois há alguns anos atrás era muito possível que a tivesse rejeitado devido aos meus medos, medo de novas pessoas, medo da distância, medo de não cumprir as minhas responsabilidades, medo de ser insuficiente. Um fator muito importante em todo este percurso foi o facto de não estar sozinha, e isso foi muito importante para mim, porque me fez sentir confiante e acompanhada. Tanto quanto a companhia de pessoas que eu estimo muito como a companhia espiritual de Maria me fez esquecer todas as minhas tristezas para ter a mente clara e concentrada para dar meus dons ao serviço que representa esta grande Família JMV.

Esta experiência fortalece-me e recorda-me que somos o sonho da Virgem Maria que é também o nosso modelo, que somos chamados a evangelizar (a ser sal e luz do mundo) na companhia de outros jovens amigos e da família vicentina que me convidam a ter uma relação pessoal com Deus e a servir os mais pobres.

O serviço de doação como São Vicente fez-me ver refletido em cada jovem que sentiu o apelo de fazer parte da Assembleia e de dar esse SIM como Maria, nossa Mãe.

Foi uma grande experiência onde pude viver momentos incríveis, fortalecer a minha fé e empenho em aceitar o chamamento de Deus através da Virgem Maria, o que me levou a aceitar novos desafios na Associação.

Agradecemos também ao Conselho cessante pelo seu entusiasmo e perseverança no cumprimento da sua missão. Deus os abençoe.

A Cristo com Maria 

JMV Guatemala

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Scroll to Top