CONVENÇÃO NACIONAL COM-JMV 2025

A Associação dos Filhos de Maria Imaculada Juventude Mariana Vicentina (CoM-JMV Filipinas) reuniu todos os CoMers de todo o país através de um Convenção Nacional realizado de 12 a 14 de junho de 2025, no Centro Missionário CICM Maryshore, Talisay City, Negros Ocidental, com o tema “Peregrinos de esperança: Fortalecendo a missão de acompanhar a Juventude Mariana Vicentina”.
A convenção começou com uma solene celebração eucarística presidida pelo Rev. Patricio Abella Buzon, SDB, DD, Bispo de Bacolod, juntamente com o Rev. P. Rolando Limjoco, CM, Conselheiro Sacerdotal Nacional do CoM-JMV Filipinas, e o Rev. P. Eugene Navida, CM, Sacerdote Conselheiro do CoM-VMY NCR, como concelebrantes.
Um dos destaques do primeiro dia foi o Ritual do Dia da Independência, em que os delegados vestiram trajes filipinos e barong e cantaram canções folclóricas representando diferentes regiões do país. O Irmão Erl Julen Tulod, Presidente Nacional do CoM-JMV, deu as boas-vindas calorosas a todos os participantes. O Rev. P. Dominic Derramas, JCD, da Diocese de Bacolod, é o orador do dia. Ele explicou o contexto histórico do Ano Jubilar, relacionando o seu significado com a nossa missão como servos da Igreja.
O Irmão José Alan Tejam Jr., Vice-Presidente Nacional do CoM-JMV, discutiu o tema “Acompanhamento: Papel dos Assessores” no segundo dia da convenção. Os CoMers foram agrupados para criar o documento final – um grupo para leigos e outro para pessoas consagradas, liderado pela Irmã Martha Gamolo, FC, Conselheira Irmã Nacional, e pelo Rev. P. Rolando Limjoco, Jr., CM, Assessor Nacional do CoM-JMV Filipinas. A sessão da tarde foi facilitada pelo Rev. P. Eugene Navida, CM, onde abordou a “Liderança Vicentina-Mariana”. Outro destaque no segundo dia é a noite de socialização, onde os delegados participaram alegremente dos jogos e mostraram seus talentos através de várias apresentações.
O último dia da convenção nacional destaca o debate liderado pela Sra. Marie Claire Balo, Conselheira Leiga do Conselho Executivo Nacional do CoM-JMV. Apresentou uma “Orientação dos Estatutos, Consagração Mariana e Processo Eleitoral do CoM-JMV”, a que se segue o Relatório do Secretário e do Tesoureiro partilhado pelos restantes membros da Comissão Executiva Nacional. A promessa de compromisso dos conselheiros também foi recitada pelos CoMers.
A Convenção Nacional CoM-JMV 2025, que contou com a presença de 80 participantes de 28 várias unidades e conselhos locais do CoM-JMV, convida todos os CoMers em todo o país e em todo o mundo a serem Peregrinos da Esperança, a caminharem juntos com fé, a acompanharem-se uns aos outros com compaixão e a fortalecerem a nossa missão como Filhos da Juventude Mariana Vicentina. O encontro de três dias nos reuniu no espírito de esperança, unidade, compromisso e compaixão enquanto caminhamos juntos como uma família para Jesus com Maria.
JMV Filipinas


